Fundação Dom Cabral, a 9ª melhor escola de negócios do mundo segundo o Financial Times 2022.
hero-glass hero-glass

Início >> Desafio >> Solução

Diversidade, Equidade e Inclusão

Conheça as ferramentas que fortalecem o respeito e valor das pluralidades e seu impacto na prosperidade das organizações.

Pensar no capital humano e na responsabilidade social que as organizações têm no mundo é papel das empresas modernas que estão inseridas em um mundo plural e diverso.

O curso “Diversidade, Equidade e Inclusão” traz uma ampliação sobre o conhecimento da diversidade, equidade e inclusão para o desenvolvimento pessoal e contribui para a atuação profissional, por meio de uma autorreflexão sobre o tema proposto e o entendimento da responsabilidade pessoal e coletiva para a transformação social no combate ao preconceito e discriminação, fortalecendo o respeito e a valorização das pluralidades.

São abordados aspectos dos grupos vulneráveis e suas interseccionalidades, privilégio social, o papel da pessoa aliada, como engajar a liderança na inclusão, a saúde mental entre pessoas de grupos vulneráveis e modelo de governança para a implantação de programas de diversidade.

O curso também possibilita conhecer práticas comportamentais e organizacionais para que o tema de Diversidade, Equidade e Inclusão seja presente e estratégico na agenda das organizações.

Carga Horária:
8h

Investimento:
R$ 1.500,00

Módulo 1

  • As dimensões da Diversidade, Equidade e Inclusão e sua complementariedade

Módulo 2

  • Privilégio Social

Módulo 3

  • Grupos vulneráveis e interseccionalidades
  • Equidade de Gênero
  • Raça e Etnia
  • Pessoa com Deficiência e Acessibilidades
  • LGBTQIAP+
  • 60+
  • Refúgio

Módulo 4

  • O Papel da Pessoa Aliada e o engajamento da liderança na inclusão

Módulo 5

  • Saúde Mental em Grupos Vulneráveis

Módulo 6

  • Modelo de Governança para os Programas de Diversidade, Equidade e Inclusão e Práticas Organizacionais.

Ampliação do conhecimento de dados e gaps dos principais pilares de diversidade;

Desenvolvimento de habilidades e competências para implementação da agenda de diversidade, equidade e inclusão no ambiente organizacional;

Conhecimento de práticas organizacionais;

Networking com profissionais que atuam ou desejam atuar na área de D, E & I.

Ao final do curso, você será capaz de:

  • Ter um conhecimento amplo sobre o que é diversidade, equidade e inclusão e o desenvolvimento de ambientes seguros e efetivos a todas as pessoas independentemente de suas características e origens.
  • Aumentar o nível de consciência a determinados padrões comportamentais.
  • Reconhecer os principais grupos vulneráveis.
  • Ampliar o conhecimento sobre comportamentos colaborativos para um ambiente livre de preconceitos, discriminações e inclusivo na gestão de pessoas.
  • Conhecer os efeitos da exclusão, conscientizar e prevenir episódios de incidência de transtornos mentais em grupos vulnerabilizados (onde há maior incidência) contribuindo para a saúde emocional de todas as pessoas.
  • Saber como implantar a estratégia de diversidade, considerando cultura, valores da empresa e uma governança efetiva, que engaje colaboradores e lideranças.

Profissionais das áreas de Recursos Humanos, Comunicação, Marketing, Jurídico, ESG, entre outras, que atuem ou tenham interesse em atuar em diversidade e inclusão.

ELAINE TERCEIRO

Mestrado em Educação Sexual pela Unesp, Graduação em Psicologia pela FMU, MBA em Marketing pela FGV, Especialista em Coaching pelo ICI, há 22 anos atuando no segmento de serviços nas áreas de Atendimento à Clientes, Ouvidoria externa e interna, Clima e Cultura organizacional e Ética.

Membro e Palestrante da ABO, desenvolveu sua carreira no Banco Sudameris (grupo ABN Amro Bank) onde permaneceu por 09 anos e posteriormente no Banco Itaú onde permaneceu por 7 anos.

Na Atento Brasil, por 7 anos, foi Superintendente de Responsabilidade Social, Comunicação Interna e Ouvidoria Organizacional.

Consolidou o Programa de Diversidade, a plataforma de canais internos da empresa e implantou a Ouvidoria de Colaboradores.

Ganhadora do Prêmio Ouvidorias Brasil, por 4 vezes.

Finalistas do Out & Equal Workplace Advocates, como uma das quatro pessoas do país mais influentes no tema Diversidade nas organizações.

Conheça também
Por favor, deixe os seus dados que entraremos em contato
Ao preencher o presente cadastro autorizo o tratamento dos meus dados pessoais pela FDC para o encaminhamento de informações e assuntos relacionados ao tema objeto do meu interesse. Após o envio dos dados, caso queira gerir o seu consentimento, acesse: https://privacidade.fdc.org.br/consentimento.