Fundação Dom Cabral, a 9ª melhor escola de negócios do mundo segundo o Financial Times 2022.
hero-glass hero-glass

Início >> Desafio >> Solução

ESG AGRO

Compreenda o impacto do ESG no Agronegócio e como identificar e atuar nos desafios para alavancar o desempenho de empresas do setor.

Segundo a Pesquisa Anual Global de CEOs 2021 da PwC, 47% dos líderes brasileiros do agronegócio acreditam que suas empresas precisam fazer mais para divulgar seu impacto ambiental. Dessa forma, a agenda ESG é um gap para líderes do setor agropecuário.

O curso ESG no Agronegócio: Conceitos e Práticas faz com que você entenda como o ESG gera valor para sua organização.

Uma vez compreendido como a sustentabilidade cria valor, ajudaremos você a identificar quais temas sociais (relação com a comunidade, entre outros) e ambientais (escassez de água etc.) devem ser considerados e quais desses temas devem ser priorizados.

Uma priorização clara permite depois avaliar a maturidade da gestão frente a esses temas, com perguntas como: existem políticas? Temos indicadores definidos? Temos metas de desempenho?

A reflexão entre qual é a maturidade atual da gestão e qual é a maturidade ideal, gera automaticamente um plano de ação. Dessa forma, você sai do curso com um plano de ação que faz com que seu negócio seja mais competitivo e sustentável ao mesmo tempo.

Bom para sua empresa, bom para o Brasil - e provavelmente, bom para sua carreira.





Carga Horária:
8h

Investimento:
R$ 1.500,00

Módulo 1- ESG & Competitividade

  • Entender como ESG cria valor para uma empresa.
  • Priorizar as alavancas de valor que estão alinhados à estratégia atual da sua organização.

Módulo 2 - O Ponto de Vista da Sociedade

  • Entender as diversas fontes de temas sociais e ambientais que sua empresa precisa considerar na estratégia.
  • Conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
  • Conhecer a SASB e outras referências do mercado financeiro.
  • Saber priorizar os temas identificados de acordo com as alavancas de valor.

Módulo 3 - Equilibrando o Negócio e a Demanda da Sociedade

  • Entender como envolver os stakeholders na tomada de decisão da empresa.
  • Criar uma tabela de stakeholders que mensure a importância que eles dão para temas socioambientais.
  • Como usar uma matriz de materialidade para priorizar assuntos socioambientais para sua organização.

Módulo 4 - Avaliando a Maturidade da Gestão em ESG

  • Saber como avaliar a maturidade da gestão frente a temas sociais e ambientais.
  • Identificar se os temas representam riscos ou oportunidades de diferenciação no mercado.
  • Desenvolver um plano de ação que permita que sua empresa seja mais bem-sucedida e melhorar seu desempenho socioambiental ao mesmo tempo.

Módulo 5 - Governança – o G do ESG

  • Entender a relevância de colocar metas ESG na remuneração da empresa.
  • Saber como um comitê de sustentabilidade pode apoiar a liderança (Conselho, Diretoria) na formulação e no acompanhamento de uma estratégia ESG.
  • Saber quais questões os investidores avaliam frente a governança de ESG de uma empresa.




  • Abordagem atual que exemplifica como ESG gera valor para sua empresa e para o agronegócio;
  • Exploração de temas sociais e ambientais do ponto de vista da sociedade;
  • Módulo especial que trata unicamente do G da Governança;
  • Materiais complementares ricos em conceitos e exemplos voltados para o agronegócio no Brasil.



Ao final do curso, você será capaz de:

  • Saber como assuntos ESG no Agronegócio repercutem na competitividade de uma empresa;
  • Identificar aqueles assuntos que mais impactam no negócio da sua organização;
  • Desenvolver o começo de uma jornada de ESG que é capaz de criar valor tanto para sua empresa, quanto para a sociedade.

Esse curso é ideal para empresários e profissionais do ramo do agronegócio que querem começar a entender como os assuntos ambientais, sociais e de governança influenciam o negócio.

É também para iniciantes no tema de ESG e Sustentabilidade.


HEIKO SPITZECK

Professor da FDC e Diretor do Núcleo de Sustentabilidade. Acumula mais de 10 anos de experiência em cursos de Sustentabilidade & Estratégia, Sustentabilidade na Governança Corporativa, Intraempreendedorismo de Impacto e Negócios Sustentáveis.

Heiko é fundador da Humanistic Management Network e lidera o Núcleo de Sustentabilidade que contou ao longo dos anos com empresas como Natura, Itaú, BASF, Novelis, Nestlé, Algar Telecom, Gerdau, entre outras.

Já atuou como conferencista em eventos na Áustria, Bangladesh, Alemanha, México, Espanha, Suíça e Inglaterra. Além disso, ocupou posições de visitante da UC Berkeley e da University Fordham (USA) e na Universidad de Extremadura (Espanha).

Recebeu seu PhD na Univ. de St. Gallen (Suíça).

Seu norte para pesquisa é: como a sustentabilidade pode criar valor para a empresa e a sociedade simultaneamente.

Conheça também
Por favor, deixe os seus dados que entraremos em contato
Ao preencher o presente cadastro autorizo o tratamento dos meus dados pessoais pela FDC para o encaminhamento de informações e assuntos relacionados ao tema objeto do meu interesse. Após o envio dos dados, caso queira gerir o seu consentimento, acesse: https://privacidade.fdc.org.br/consentimento.