Fundação Dom Cabral, a 9ª melhor escola de negócios do mundo segundo o Financial Times 2022.
hero-glass hero-glass

Início >> Desafio >> Solução

Valuation

Domine o processo de mensuração e valoração de empresas e entenda seu impacto nas decisões estratégicas das organizações.

Qual a importância de saber o valor das empresas? Ter o conhecimento do valor de uma empresa é essencial para observarmos a sua tendência de crescimento ao longo do tempo e tomar decisões apropriadas.

O curso Valuation apresentará uma discussão sobre as premissas envolvidas no processo de valoração de empresas. Quanto mais assertividade na quantificação e arbitragem de valor melhor as projeções do valuation para subsidiar a negociação entre as partes interessadas em um processo de Fusões e Aquisições.

Estudos de Caso, exercícios de simulação em planilhas e atividades de reflexão sobre questões apresentadas ao longo do curso apoiam a compreensão das premissas adotadas e tratamento dos riscos.

Será possível estudar os modelos de Fluxo de Caixa da firma, Fluxo de Caixa do Acionista e o Modelo de Gordon.


Carga Horária:
8h

Investimento:
R$ 1.500,00

Módulo 1 - O contexto do Valuation

  • Contextualização do Valuation - Aspectos sobre descontos e o valor justo dos ativos.
  • Conceito de WACC - taxa de desconto - Custo médio ponderado de Capital.

Módulo 2 - Estrutura do Fluxo de Caixa

  • Estrutura do Fluxo de Caixa/ Taxa de desconto de Fluxo de Caixa.
  • Exemplo de Fluxo de Caixa
  • Valor residual ou perpetuidade
  • Exemplo completo de Valuation
  • Exemplo de Cremer. Valorização relativa de uma empresa: Entendendo como usar Múltiplos para estimar rapidamente o valor de uma empresa.

Módulo 3 - Múltiplos

  • Valoração relativa de uma empresa: Entendendo como usar Múltiplos para estimar rapidamente o valor de uma empresa - Parte 1 e 2

Módulo 4 - Fusões e Aquisições

  • Fusões e Aquisições - Parte 1 e 2
  • Estudo de Caso Integrado


Ser capaz de compreender as etapas de análise, avaliações, indicadores diversos, questões de mercado, estratégia, novos entrantes, concorrentes, fornecedores, produtos substitutos e seus impactos nas projeções durante o processo de valuation.

Ao final do curso, você será capaz de:

  • Conhecer o que é valuation.
  • Compreender os impactos de aplicação de diferentes modelos de Fluxo de Caixa, Modelo de Gordon em processos de arbitragem de valor.
  • Entender os Múltiplos e seus impactos no processo de mensuração e valoração de empresas.
  • Analisar os impactos de indicadores, concorrentes, novos entrantes, suas projeções e cálculos assertivos em processos de Fusões e Aquisições.


Administradores, investidores, credores, dirigentes de empresas, gestores, gerentes, executivos, consultores e conselheiros de empresa.

VIRGÍNIA OLIVEIRA

Virgínia Izabel Oliveira é professora na área de Finanças e coordenadora técnica da Especialização em Gestão da Fundação Dom Cabral.

Ela trabalha com metodologias ativas tais como Problem Based Learning (PBL) e Team Based Learning –TBL.

Virgínia Izabel tem doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais / University of Cambridge e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Virginia atua nos diversos programas da FDC e em empresas como o Grupo Queiroz Galvão, Hospital Sírio Libanês, Petrobras, Cerpo, Syngenta, Vale, entre outras.

Foi professora da Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo, Faculdades Promove, Instituto Champagnat de Estudos Superiores, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Uberlândia e Universidade de Uberaba.

É autora dos livros Finanças Corporativas: Teoria e Prática Empresarial no Brasil e Mercado Financeiro: Uma Abordagem Prática dos Principais Produtos e Serviços, ambos pela editora Campus.

E autora de artigos sobre alianças estratégicas internacionais, inovação organizacional e finanças corporativas.


DEMIAN AGUIAR

Possui Mestrado Profissional em Administração pela FPL (2007), Especialização em Gestão Estratégica com área de concentração em finanças pela UFMG (2003), Graduação em Administração (2000) e Ciências Contábeis (2018) pela PUC Minas.

Atualmente é administrador na Petrobras Distribuidora S.A., professor de disciplinas da área de finanças na Fundação Dom Cabral e IEC/PUC Minas.


STÉFANO ANGIOLETTI

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985), especialização em Engenharia Econômica pelo Fundação Dom Cabral (1990) e especialização em Gerência de Telecomunicações pelo Instituto de Ensino e Tecnologia de Minas Gerais (1991).

Mestre em Engenharia pela UFMG em 2009.

Atualmente é Professor do Fundação Dom Cabral, Professor da Skema Business School.

Fundador e CEO da GRID Energia.

Membro do Conselho de Administração da Solis Indústria e SVA Tecnologia.

Conheça também
Por favor, deixe os seus dados que entraremos em contato
Ao preencher o presente cadastro autorizo o tratamento dos meus dados pessoais pela FDC para o encaminhamento de informações e assuntos relacionados ao tema objeto do meu interesse. Após o envio dos dados, caso queira gerir o seu consentimento, acesse: https://privacidade.fdc.org.br/consentimento.