Fundação Dom Cabral, a 7ª melhor escola de negócios do mundo segundo o Financial Times 2023.
Fundação Dom Cabral, a 7ª melhor escola de negócios do mundo segundo o Financial Times 2023.

Início >> Desafio >> Solução

Transição de Governo

O novo ciclo que a sociedade espera, com a base técnica que o momento exige.

As transições de governos exigem metodologias e procedimentos que asseguram a accountability e a continuidade das ações públicas. Os gestores públicos precisam de medidas e instrumentos estratégicos para nortear a construção de um novo ciclo e preparar a nova gestão para compreender e superar os desafios desse cenário.

Pensando nisso, a FDC desenvolveu soluções capazes de trazer equilíbrio ao período de transição de governo, que podem ser estruturadas em conjunto ou separadamente, de forma que se adeque a realidade de cada governo. Veja abaixo:

Formato:
Online, presencial ou híbrido

Carga Horária:
Conforme desafio da sua organização pública

Investimento:
Sob consulta
Transição de Governo - O Legado
Nesse processo, a atual equipe de governo deve estar apoiada na construção de um processo profissional e transparente que aponte caminhos, ações, projetos e programas em andamento e proporcione condições de continuidade à gestão pública.
Plano de 100 Dias
Os primeiros 100 dias de mandato devem estar alinhados com o Plano de Governo, mas sobretudo com as necessidades sociais econômicas do governo, a fim de que possam desenvolver uma gestão realista, fundamentada e eficiente ao longo dos próximos anos.
Reforma Administrativa
O início da gestão é o marco para as mudanças estruturais de forma sustentável e alinhada às prioridades. É hora de voltar o olhar para a transformação e melhoria da administração pública, a fim de aumentar a produtividade e os serviços de qualidade aos cidadãos.
Novo PPA
Muito além de uma exigência legal, o PPA estabelece diretrizes, objetivos e metas ao longo de um período de 4 anos. Por isso, deve ser construído a partir de prioridades que tenham responsabilidade econômica e social, a fim de trazer equilíbrio para as contas públicas.
Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo
A partir dos indicadores sociais e econômicos, o governo eleito precisa estar apoiado na construção e promoção de uma agenda de desenvolvimento, com metas sustentáveis, transformadas em políticas públicas coerentes para serem implementadas no seu mandato.
Capacitação
A transição de governo é desafiadora sob várias perspectivas e ter gestores públicos capacitados, faz com que eles consigam lidar e se comunicar de forma mais assertiva com a organização, seus líderes e liderados, tornando os resultados mais positivos.
Diagnóstico
O início de uma gestão demanda análise, preparação, sincronismo e estruturação social e econômica da antiga gestão. Para que a transição tenha a fluidez, um diagnóstico conseguirá estabelecer as prioridades, trajetos e prazos assertivos para a continuidade da gestão.
Mapa de Competências
Mapear e definir competências e habilidades necessárias para cargos estratégicos de liderança, afim de tornar a organização mais competitiva, com tomada de decisões assertivas e dar condições ao governo para estabelecer uma melhor estruturação das carreiras públicas.
Jornada de Desenvolvimento do Gestor Público
A definição de uma jornada customizada de desenvolvimento do gestor público, com foco nos papéis e nos desafios inseridos no âmbito das suas competências, dará sustentabilidade para o desenvolvimento dos objetivos estratégicos da nova gestão.
Modelo de Gestão
Implementação de estratégias para aperfeiçoar processos e facilitar a tomada de decisão. Se sustentar por evidências, compreensão dos custos, benefícios e os prováveis impactos das políticas públicas para garantir a sustentabilidade dos objetivos da gestão.
Seminários: Desafios do Governo
Com a promoção de uma agenda de debates é possível trazer um maior engajamento das equipes, alinhamento e compreensão dos desafios do processo de transição de governo, proporcionando o estabelecimento de prioridades e uma melhor gestão dos recursos públicos.
Por favor, deixe os seus dados que entraremos em contato
Ao preencher o presente cadastro autorizo o tratamento dos meus dados pessoais pela FDC para o encaminhamento de informações e assuntos relacionados ao tema objeto do meu interesse. Após o envio dos dados, caso queira gerir o seu consentimento, acesse: https://privacidade.fdc.org.br/consentimento.

Conheça também