Fundação Dom Cabral, a 9ª melhor escola de negócios do mundo segundo o Financial Times 2022.
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Gestão por Processos

Como criar e aprimorar processos que alinham estratégia e pessoas, melhorando a jornada do cliente e a performance dos negócios.

A Gestão por Processos oferece uma visão sistêmica da organização e representa a integração e as relações entre todas as suas funções e áreas. Dessa forma, favorece a melhoria em nível total, ou seja, ela reavalia, aprimora e padroniza os processos de trabalho e promove o sincronismo organizacional, melhorando a maneira como os negócios das empresas são executados e administrados.

Por meio de métodos e técnicas, é possível diagnosticar e identificar desvios e oportunidades de melhorias nos processos, com efeitos no desempenho econômico-financeiro da organização.

Ao desmembrar a estrutura de uma empresa para entendê-la melhor, descobrimos onde se encontram os pontos críticos de seu fluxo de atividades. Esse mapeamento permite representar todos os processos e analisá-los, entendê-los e, por fim, otimizá-los.

Como resultado, a empresa terá um modelo de operação padronizado com clara definição de responsáveis e com otimização de seus recursos.

Neste curso você vai aprender a contextualizar a gestão de processos em ambiente de negócios buscando sincronizar a organização, alinhando estratégia, processos e pessoas; bem como vai compreender os fundamentos e a aplicação de uma metodologia para otimização, transformação e gerenciamento por processos de negócio.

Carga Horária:
8h

Investimento:
R$ 980,00

Introdução

  • Sincronizando a organização através de processos

Módulo 1 - Contextualização e Fundamentos

  • Processo no contexto organizacional
  • Buscando a efetividade
  • O que é um processo?
  • Hierarquia de processos
  • Pilares da gestão por processos
  • Maturidade em processos

Módulo 2 – Modelagens e Estruturas

  • Sincronismo organizacional
  • Método PDCA
  • 8 Dimensões
  • A3 e DMAIC
  • Método BPM (Business Process Management)
  • Método Kaizen

Módulo 3 – Ciclo de transformação de processos

Etapa 1 – Análise do contexto, priorização do processo crítico e formação do time do projeto de melhoria

  • Mapa de contexto
  • Cadeia de Valor
  • Matriz de Priorização de Processos Críticos

Etapa 2 – Mapear a analisar o processo atual

  • Diagrama, Mapa e Modelo de Processo
  • Identificação, priorização e análise das causas rupturas
  • Ferramentas de priorização

Etapa 3 – Identificar e validar oportunidades de melhoria

  • Analisando a viabilidade de soluções
  • Identificar “Quick Wins”
  • Elaborando o plano de ação
  • Como usar métodos ágeis aplicados a processos

Etapa 4 – Redesenhar os processos e planejar a transformação

  • Documentação do processo: gerencial e operacional
  • Estruturar ou revisar o sistema de indicadores
  • Transição e implementação das ações

Etapa 5 – Operação Assistida

  • Monitoramento da efetividade do projeto
  • Ajustes
  • Lições aprendidas.

Módulo 4 – Tecnologias para habilitação e automação de processos

  • BAM – Business Activity Monitoring
  • BI – Business Intelligence
  • RPA – Robotic Process Automation


Utilizando metodologia fundamentada nas melhores práticas para gestão por processos em centenas de organizações, linguagem e didática simples e direta focada em princípios da cultura ágil voltada para processos organizacionais, o curso Gestão por Processos conta com a vivência e experiência do professor na facilitação, orientação técnica e liderança de projetos de gestão por processo em organizações de diversos setores e oferece material didático e abordagem alinhada com os desafios organizacionais da atualidade.

Ao final do curso, você será capaz de:

  • Conduzir, liderar e participar de iniciativas de criação ou transformação de processos organizacionais sincronizados.
  • Utilizar métodos, técnicas e ferramentas que permitem compor um sistema integrado de processos, com indicadores de desempenho concatenados e instrumentos de gerenciamento horizontais e abrangentes em busca da melhor jornada para o cliente.

Gerentes, gestores e coordenadores de equipes que exerçam papel de liderança, profissionais de várias áreas envolvidos na criação ou transformação de processos organizacionais.

Empreendedores que precisam alinhar seus processos à estratégia e utilizá-los como pilar para o crescimento da organização.

JOSÉ FERNANDO

José Fernando Pereira Júnior é professor associado da FDC e consultor nas áreas de processos, operações, projetos e estratégia.

É Mestre em administração pela UNIPEL, MBA em gerenciamento de Projetos pela FGV e Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-MG.

Certificado PMP (Project Management Professional), PMI-PBA (PMI-PBA - Professional in Business Analysis), PMI-RMP (Risk Management Professional) e PMI-SP (Scheduling Professional).

Certificado IPMA nível D. Certificado Six Sigma Green Belt.

Atuou como executivo de projetos e programas em projetos locais e Globais.

Experiência como Executivo de Supply Chain e operações com Projetos desenvolvidos de LEAN, WCM, Bar Code, WWS, implantação de ERP, PCP, PCM, Six Sigma, entre outros.

Como consultor e professor desenvolveu projetos em organizações de setores diversos como Vale, Anglo American, AMBEV, Localiza, STEINERT, Hytech, FIEMG, Getnet, FCA, Gerdau, entre outras.

Como professor associado na FDC atua em programas para organizações (PAEX, PEG e customizados) e para indivíduos (Especialização (PEGN e customizados).

Também é Professor convidado no IBMEC e PUC-MG.

Coautor do livro Gestão de Projetos Brasil.

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