MÓDULO I - BRASIL
Período: 03/06 a 07/06/2024
Local: FDC, Nova Lima – Campus Aloysio Faria
Nome do Módulo: Cadeias de Alimentação Global e Otimização de Cenários para Múltiplos Usos da Terra: Práticas ESG, Ações e Estratégias no Território Nacional e Conexões Globais – Alimentação, Agronegócio e Antropologia.
Conteúdos:
• Cenários – Contextos Globais e Nacionais do Agronegócio e Cadeias de Alimentação Global – futuros possíveis: Brasil e o Agronegócio 2030;
• Cadeias de Alimentação Global: Desafios e Práticas para Cadeias Eficientes, Sustentáveis, Seguras e Éticas na Garantia da Segurança Alimentar Nacional e Internacional, da Produção à Distribuição;
• Relações Comerciais Brasil e China & Mundo;
• Estratégias e Modelos de Negócios no Agronegócio Contemporâneo: Farm to Fork; Tendências da indústria de consumo e outras;
• Gestão Econômico-Financeira: contabilidade financeira e gerencial; orçamento e planejamento financeiro.
MÓDULO II - BRASIL
Período: 26/08 a 29/08/2024
Local: Rio Verde – GO
Nome do Módulo: Liderando o Futuro do Agronegócio: Sustentabilidade, Inovação para construção de uma Visão 2030.
Conteúdos:
• Liderança na prática: de frente com os produtores, fornecedores de tecnologia, insumos, transformação, regulação e outros.
• Agro 2030 – Clima, Florestas e Agricultura: integração para um Agro sustentável, dinâmico e competitivo.
• Gestão Estratégica da Inovação na prática: Tecnologias Emergentes – Blockchain, Robótica e IoT e Aplicações no Agronegócio.
MÓDULO III - BRASIL
Período: 07/10 a 10/10/24
Local: FDC, Campus São Paulo
Nome do Módulo: Agronegócio 360º: Gestão de Risco, ESG e Marketing Inovador
Conteúdos:
1) Gestão de Risco em Commodities Agrícolas;
• Análise de Risco e Modelagem Financeira;
• Barter e Instrumentos de Funding Públicos e Privados no Agronegócio;
• Estratégias de financiamento para o setor agrícola – aplicações e otimização do fluxo de caixa para mitigar riscos financeiros;
• Instrumentos de funding, opções públicas e privadas, como linhas de crédito agrícola, financiamento bancário e investimentos de capital de risco;
• Hedge, derivativos e mercados futuros - proteção contra flutuações de preços e estratégias para gestão do risco;
2) Marketing no Agronegócio: A Visão Centrada no Consumidor;
3) A Jornada ESG (Environmental, Social and Governance) – conexões com a estratégia, cultura de inovação, marketing & mercado.