Fundação Dom Cabral, a 9ª melhor escola de negócios do mundo segundo o Financial Times 2022.
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Academia Global do Agronegócio

Desenvolvimento em gestão, liderança e inovação aplicados ao agronegócio.

A Academia Global do Agronegócio é um programa da FDC, em parceria com a Agrobravo e Iowa State University – para módulo internacional opcional – que capacita gestores de toda a cadeia de valor do agronegócio para fortalecer o pensamento estratégico e de inovação, ampliar as competências em gestão e conquistar melhor competitividade, produtividade e resultados superiores em seus negócios.


Essa solução de gestão foi desenhada com visão internacional, ricas ferramentas e módulos teóricos e práticos, dentro e fora do Brasil, para desenvolver líderes que atuam em um mundo complexo e desafiador, transformando seus negócios com impacto socioambiental positivo.

Módulo 1 - Nova Lima
07 a 10/02/2023 - Início às 08h30

Módulo 1 - Online via Zoom
14 e 28/02, 07, 14 e 21/03 - 17h às 20h

Módulo 2 - São Paulo
28 a 31/03/2023 - Início às 08h30

Módulo 3 - São Paulo
16 a 18/05/2023 - Início às 08h30

Carga Horária: 88h

Investimento: R$ 27.900,00 reais por inscrito.

Condições especiais:
• 01 Participante - 3% de desconto
• 02 a 04 Participantes - 5% de desconto
• 05 a 08 Participantes - 7% de desconto

Para inscrições realizadas até Dezembro de 2022. Neste valor NÃO estão inclusas despesas de hospedagem, transporte e alimentação.


Macroambiente e Tendências
Cenários e tendências macroeconômicas e geopolíticas - uma análise de longo prazo do desenvolvimento da Agricultura e Agropecuária no Brasil.
Construção de Confiança em times e pessoas
Visão crítica e criativa para considerar de forma mais ampla e consistente o valor da confiança diante das incertezas e possibilidades de um mundo em transformação.
Modelagem de Negócios
Reflexão crítica com base na experiência prática dos participantes sobre os desafios inerentes na diferenciação entre Estratégia Empresarial e Modelagem dos Negócios, relevando o momento pós-crise e novos cenários.
Gestão Estratégica
Desenvolvimento de um plano estratégico, dirigido pela demanda, para uma organização, com a abordagem das principais técnicas, modelos e ferramentas de gestão.
Governança Corporativa
Abordagem dos conceitos básicos de Governança Corporativa, da sua aplicação prática no ambiente do Agronegócio e compartilhamento de experiências de sucesso para demonstração de vícios comuns.
Sucessão – o contexto dos negócios familiares
Sensibilização quanto às questões de capacitação ao longo da carreira, dentro ou fora do negócio familiar. A importância da visão de futuro, da execução e da aceitação dos pares para o processo sucessório.
Gestão Econômico Financeira
Abordagem dos conceitos essenciais para o equilíbrio e melhores resultados da gestão econômico financeira, abrindo espaço também às experiências que irão desde os detalhes táticos de como lidar com o endividamento apropriado, aos conceitos mais estratégicos.
O líder do futuro no Agronegócio
Prática de Estratégias de Liderança e de Gestão de Pessoas como mecanismos de manejo da subjetividade humana para obtenção de resultados de alta performance. Trabalho da autoliderança através do autoconhecimento e autorreflexão.
Gestão Estratégica de Marketing e Comunicação
Compreensão da relevância estratégica de Marketing na atuação das organizações em ambientes complexos, dinâmicos e ambíguos, local e globalmente, e suas aplicações nos contextos de negócio do Agro.
Inovação e Transformação Digital
A cultura da Inovação e Transformação Digital no Agronegócio, as transformações atuais e os principais impactos. Adaptabilidade e aplicabilidade para mais competitividade, produtividade e melhores resultados.
Negócios Sustentáveis - Gerando Valor Socioambiental e Resultados
Sustentabilidade e meio ambiente: aplicações práticas, projetos sustentáveis e retorno para o negócio, com priorização de projetos sustentáveis de impacto socioambiental positivos. Implicações e oportunidades para os negócios. Economia Verde e Finanças Verdes, Integração entre LPF – lavoura, pecuária e floresta e ESG aplicado ao Agronegócio.
Projeto Aplicado a Negócios do Agro
O Projeto Aplicado é uma metodologia multidisciplinar utilizada em programas de desenvolvimento e representa o desenho e a implementação de uma solução corporativa, de relevância estratégica, que tem como propósito desenvolver mudanças de comportamento individual e coletivo, bem como o desenvolvimento organizacional, para o alcance de vantagem competitiva.

Tem como objetivo oferecer aos participantes a oportunidade de aplicar o conhecimento e o aprendizado gerados na Academia a um desafio/problema real em uma organização, eleita pelo grupo, como objeto de estudo.

A jornada de desenvolvimento foi construída com três pilares:
• Conteúdo e Prática
• Relacionamento e Desenvolvimento 
• Intercâmbio Internacional

Os módulos possuem conteúdos de gestão empresarial desenhados e aplicados ao agronegócio brasileiro e internacional. O formato mescla a articulação de conceitos-chave, com ferramentas de gestão, casos e experiências reais no Agro. São organizadas visitas a empresas, fazendas, centros de empreendedorismo e mesas redondas com profissionais do setor. Além disso, são oferecidos momentos de confraternização para networking e desenvolvimento final de um Projeto aplicado ao seu negócio para resolução de um desafio real.

O programa oferece uma semana exclusiva de imersão nos Estados Unidos, em parceria com a Iowa State University (opcional), com aulas, palestras, visitas de campo e networking com importantes profissionais do setor.

  • Ampliação da visão estratégica do negócio e da cadeia de valor. Cenários e tendências do setor do agronegócio brasileiro e internacional para modelagem de estratégias e definição de objetivos.
  • Sistematização dos conceitos de equilíbrios financeiros e práticas para que retorno, risco e crescimento sejam otimizados. Leitura e análise dos principais demonstrativos financeiros para uma boa gestão econômica financeira do negócio. 
  • Aprofundamento nos conhecimentos e práticas da Governança Corporativa, exercitando os Pilares da Governança (Equidade, Transparência, Responsabilidade por Resultados e Compliance). Estruturas de Governança e funcionamento dos Conselhos. 
  • Autoconhecimento e ampliação do exercício da liderança, alinhados à estratégia de gestão de pessoas e ao modelo de negócios da organização. 
  • Conhecimento ampliado do setor e processo de marketing de negócios do Agro. Comunicação no Agro, considerando comportamento do consumidor contemporâneo, tendências de mercados nacionais e globais. 
  • Capacidade ampliada de avaliar e estruturar processos de inovação e transformação digital nas áreas de negócios. Articulação técnica e de pessoas.
  • Aplicação dos conceitos e práticas de Sustentabilidade e ESG para competitividade do negócio.

Produtores rurais, agricultores, pecuaristas e executivos de toda a cadeia de valor de diferentes segmentos do agronegócio – agroindústrias, fabricantes de insumos, distribuidores, comerciantes de produtos agrícolas e prestadores de serviços.

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