Macroambiente e Tendências
Cenários e tendências macroeconômicas e geopolíticas - uma análise de longo prazo do desenvolvimento da Agricultura e Agropecuária no Brasil.
Construção de Confiança em times e pessoas
Visão crítica e criativa para considerar de forma mais ampla e consistente o valor da confiança diante das incertezas e possibilidades de um mundo em transformação.
Modelagem de Negócios
Reflexão crítica com base na experiência prática dos participantes sobre os desafios inerentes na diferenciação entre Estratégia Empresarial e Modelagem dos Negócios, relevando o momento pós-crise e novos cenários.
Gestão Estratégica
Desenvolvimento de um plano estratégico, dirigido pela demanda, para uma organização, com a abordagem das principais técnicas, modelos e ferramentas de gestão.
Governança Corporativa
Abordagem dos conceitos básicos de Governança Corporativa, da sua aplicação prática no ambiente do Agronegócio e compartilhamento de experiências de sucesso para demonstração de vícios comuns.
Sucessão – o contexto dos negócios familiares
Sensibilização quanto às questões de capacitação ao longo da carreira, dentro ou fora do negócio familiar. A importância da visão de futuro, da execução e da aceitação dos pares para o processo sucessório.
Gestão Econômico Financeira
Abordagem dos conceitos essenciais para o equilíbrio e melhores resultados da gestão econômico financeira, abrindo espaço também às experiências que irão desde os detalhes táticos de como lidar com o endividamento apropriado, aos conceitos mais estratégicos.
O líder do futuro no Agronegócio
Prática de Estratégias de Liderança e de Gestão de Pessoas como mecanismos de manejo da subjetividade humana para obtenção de resultados de alta performance. Trabalho da autoliderança através do autoconhecimento e autorreflexão.
Gestão Estratégica de Marketing e Comunicação
Compreensão da relevância estratégica de Marketing na atuação das organizações em ambientes complexos, dinâmicos e ambíguos, local e globalmente, e suas aplicações nos contextos de negócio do Agro.
Inovação e Transformação Digital
A cultura da Inovação e Transformação Digital no Agronegócio, as transformações atuais e os principais impactos. Adaptabilidade e aplicabilidade para mais competitividade, produtividade e melhores resultados.
Negócios Sustentáveis - Gerando Valor Socioambiental e Resultados
Sustentabilidade e meio ambiente: aplicações práticas, projetos sustentáveis e retorno para o negócio, com priorização de projetos sustentáveis de impacto socioambiental positivos. Implicações e oportunidades para os negócios. Economia Verde e Finanças Verdes, Integração entre LPF – lavoura, pecuária e floresta e ESG aplicado ao Agronegócio.
Projeto Aplicado a Negócios do Agro
O Projeto Aplicado é uma metodologia multidisciplinar utilizada em programas de desenvolvimento e representa o desenho e a implementação de uma solução corporativa, de relevância estratégica, que tem como propósito desenvolver mudanças de comportamento individual e coletivo, bem como o desenvolvimento organizacional, para o alcance de vantagem competitiva.
Tem como objetivo oferecer aos participantes a oportunidade de aplicar o conhecimento e o aprendizado gerados na Academia a um desafio/problema real em uma organização, eleita pelo grupo, como objeto de estudo.