Consulte aqui o cronograma completo.
Formato: Online
Carga Horária: 54h
Investimento: R$ 9.800,00
Consulte condições para grupos de executivos da mesma organização pública.
A necessidade de novos modelos de gestão pública transformou a dinâmica das organizações, demandando maior eficiência, transparência, agilidade e geração de valor público. Com isso, líderes e gestores públicos são constantemente desafiados a entregar resultados superiores.
Este programa da FDC busca o aprimoramento de novas competências de gestão e liderança para o atual contexto, extremamente complexo, ampliando o desenvolvimento dos participantes, melhorando a capacidade de perceber problemas, buscar recursos, criar soluções e estabelecer redes sociais, visando uma efetiva mudança organizacional e uma gestão voltada para resultados.
Liderança, gestão de pessoas, visão estratégica e foco em resultado são as temáticas transversais ao programa.
MÓDULO I
O líder de si mesmo
Auto liderança; autoestima; percepção de si e valores pessoais; maturidade e inteligência emocional; motivação e comprometimento; estilos de liderança; construção da confiança como pilar da liderança; gestão dos medos; protagonismo; reflexões e diretrizes para o autodesenvolvimento e estruturação da atividade prática.
MÓDULO II
O líder e a alta performance
Novas competências para liderar as organizações diante das transformações do contexto atual:
• Liderança: paradigmas e possibilidades.
• Liderança baseada em valores.
• Energizando pessoas para a alta performance.
• Rituais do gestor de pessoas: feedback, confiança e alinhamento.
• Liderança situacional.
• Liderança 4.0
MÓDULO III
O líder estratégico e o propósito
O papel do líder no desdobramento e na execução da estratégia organizacional; Líderes estratégicos podem fracassar na execução de uma estratégia se centrarem foco apenas nos objetivos racionais e de negócios, deixando de prestar a atenção necessária às emoções coletivas dos vários grupos de quem procuram obter o apoio para sua pretendida estratégia.
• Estratégia ambidestra: longo e curto prazos.
• Novo contexto do setor público contemporâneo.
• Noções do Sincronismo Organizacional.
MÓDULO IV
O líder negociador e influente
Relacionamento interpessoal; capacidade de percepção dos outros em relação a si; flexibilidade; capacidade de ouvir e ser empático ao outro; comunicação e assertividade; poder e influência 360 graus; articulação; negociação; Comunicação não violenta; gestão em contexto de crise.
Exercer uma gestão voltada para resultados, compreendendo amplamente seu papel como líder, equilibrando aspectos técnicos e de gestão, desenvolvendo competências essenciais para adaptação em momentos de crise e uma melhor capacidade de lidar com pessoas.
Autoconhecimento e autogestão
Autoconhecimento para entender habilidades e competências e os pontos que precisam ser desenvolvidos para transitar entre os diferentes grupos e adaptar-se às mudanças.
Gestão e desenvolvimento de Equipes
Cuidar da dinâmica do time, conhecendo a equipe e estabelecendo uma comunicação e relacionamento onde todos são coprodutores e responsáveis por resultados e qualidade do ambiente.
Gestão estratégica em contextos de crise
Cuida da relação com as interfaces, identificar a realidade do ambiente e adaptar o seu estilo de acordo com o contexto que está inserido.
Responsabilização e tomada de decisão
Pensamento estratégico, planejamento e organização dos processos e rotinas de trabalho administrando situações, interesses e expectativas em busca de resultados.
Percorrer uma trilha de desenvolvimento continuado, sensibilizando os participantes sobre a importância do seu papel na implementação de novas práticas voltadas para resultados no atual contexto VUCA.
Liderança Organizacional
Desenvolver o líder como gerador de propósito, gestor de pessoas e executor da estratégia com foco em resultados, conhecendo as variáveis organizacionais, pessoais e relacionais.
Liderança de Equipe
Ampliar as competências para a gestão e o desenvolvimento de equipes, tendo como base o conhecimento sobre si, sobre a organização e seu papel como líder e executor da estratégia.
Liderança de Pessoa a Pessoa
Compreensão sobre o impacto das características pessoais e relacionais no exercício da liderança, tendo como base a reflexão sobre cada indivíduo e seu papel como gestor.
Auto liderança
Trabalhar o autoconhecimento, a maturidade emocional, autonomia e a capacidade de influenciar o desempenho das pessoas da equipe para maior eficiência comportamental.
Metodologia com ações experienciais, aulas expositivas, com ênfase em troca de experiências, reflexões sobre a prática e experimentação dos conteúdos em ambiente virtual de aprendizagem, sessões de acompanhamento das aplicações práticas e workshop de encerramento.
Programa voltado para gestores e lideranças do setor público que desejam aperfeiçoar as competências para uma gestão voltada para resultados.